Nissan Skyline será equipado com próxima geração de dispositivo de assistência ao motorista; sistema é utilizado pela primeira vez em escala mundial

Novo recurso permite condução em via expressa por meio do sistema de navegação, possibilitando a condução sem as mãos em uma única faixa de rodagem

YOKOHAMA, Japão – A Nissan revelou hoje uma tecnologia de assistência ao motorista que associa a condução em via expressa por meio do sistema de navegação às capacidades de condução sem as mãos (hands-off) em uma única faixa de rodagem.

Ampliando o premiado sistema ProPILOT, a novidade será utilizada pela primeira vez em escala mundial, fazendo sua estreia no sedã grande Nissan Skyline a partir do terceiro trimestre de 2019 no mercado japonês.

Projetado para subir e descer rampas de acesso na condução em via expressa, o novo sistema trabalha em conjunto com o sistema de navegação do veículo para ajudar a conduzir o veículo de acordo com uma rota pré-definida nas faixas de rodagem designadas1. Pela primeira vez o sistema também permite a condução sem as mãos (hands-off driving) ao dirigir em uma única faixa de rodagem2,3.

Para ativar as funções mais recentes do novo sistema, o motorista deve programar antecipadamente o destino no sistema de navegação, criando uma rota pré-definida. Assim que o veículo entrar na via expressa, o novo sistema de condução por navegação fica disponível.

Ao ativá-lo utilizando uma rota pré-definida, o sistema assistirá o motorista ao conduzir em uma via expressa de várias pistas até chegar à saída da via expressa, segundo a rota, ajudando a ultrapassar, desviar e sair da faixa de rodagem.

O novo ProPILOT também permite a condução sem as mãos (hands-off driving), enquanto o veículo for mantido na mesma faixa de rodagem. Quando o veículo se aproxima de uma bifurcação, ou quando for possível ultrapassar um veículo mais lento, o sistema avalia o tempo necessário para desviar ou ultrapassar, com base em informações do sistema de navegação e de sensores com visão 360º. O motorista recebe orientação intuitiva visual e sonora, sendo alertado a colocar as duas mãos na direção e confirmar o início destas operações por meio de um botão.

O veículo utiliza uma série de câmeras, radares, sonares, GPS e dados de mapas 3D de alta definição (HD map), para fornecer informações em tempo real em 360º do entorno e da localização precisa do veículo na pista. O sistema baseia-se nestas informações para oferecer uma experiência de condução suave, semelhante àquela proporcionada por um motorista experiente. Um sistema de monitoramento na cabine confirma continuamente se o motorista está atento à pista.

Principais cenários de utilização

Sinais de áudio e notificações visuais alertam o motorista quando o recurso de condução por navegação fica disponível ao entrar na via expressa e utilizar uma rota pré-definida no sistema de navegação.

O motorista pode iniciar a condução por navegação acionando um botão. Assim que é ativado, o sistema ajudará a conduzir o veículo centralizado em uma faixa de rodagem específica, mantendo certa distância do veículo que segue à frente, obedecendo a velocidade definida pelo motorista.

É possível dirigir sem as mãos (hands-off driving) enquanto o veículo for mantido na mesma faixa de rodagem, contanto que a atenção do motorista esteja concentrada na pista à frente e o motorista esteja preparado para assumir o controle manual do volante quando necessário devido às condições da estrada, do trânsito ou do veículo3.

Se o veículo que segue à frente estiver a uma velocidade inferior àquela definida pelo motorista, e o sistema detectar que ele pode ultrapassar, o motorista será notificado por meio de orientações visuais e de áudio, podendo concordar em ultrapassar ao colocar as duas mãos na direção e acionar um botão.

Após a confirmação do motorista, o veículo fará a ultrapassagem de forma suave. Assim que o tiver ultrapassado o veículo mais lento e o sistema tiver determinado que é possível voltar à faixa de rodagem, é solicitada a confirmação do motorista para conduzir o veículo de volta à faixa de rodagem original.

Se quiser iniciar uma mudança de faixa, o motorista coloca as duas mãos na direção e ativa a seta. O veículo mudará de faixa se o sistema tiver detectado que é possível mudar de faixa.

Quando o veículo se aproxima da saída da via expressa ao seguir uma rota pré-definida, o motorista é notificado por meio de orientação visual e de áudio que a condução por navegação será finalizada. Assim que o veículo chega à rampa de saída da via expressa, a condução por navegação é desativada e o motorista assume o controle total do veículo.

A versão do ProPILOT para uso em uma única faixa de rodagem em via expressa apareceu pela primeira vez em 2016, na minivan Nissan Serena no Japão, tendo recebido prêmios como o Japan Car of the Year Innovation Award, uma premiação japonesa com foco em inovação na indústria automotiva.

O ProPILOT (conhecido como ProPILOT Assist nos EUA) equipa vários modelos da Nissan em todo o mundo, como o 100% elétrico Nissan LEAF e os campeões de vendas Qashqai, X-TRAIL, Altima e Rogue.

Mais de 350.000 veículos Nissan atualmente em circulação estão equipados com a tecnologia comprovada de assistência ao motorista ProPILOT, formando sólidas bases para a próxima fase do sistema ProPILOT que chegará ao mercado japonês, o ProPILOT 2.0.

*1: A definição de autoestrada segue as prescrições do National Expressway Act. A definição de Via Expressa segue as prescrições do Road Act.

*2: É possível utilizar o recurso hands-off driving (condução sem as mãos) ao dirigir em uma única faixa de rodagem, contanto que o motorista se mantenha atento à pista à frente e esteja preparado para assumir o controle manual da direção imediatamente, se necessário devido às condições da pista, do trânsito ou do veículo.

*3O recurso hands-off não está disponível em túneis onde o sinal de GPS estiver ausente, em autoestradas com trânsito nos dois sentidos, em estradas sinuosas, em áreas de pedágio ou em faixas de acesso. Ao entrar em uma área da estrada onde o recurso hands-off não está disponível, o sistema emitirá um alerta antecipadamente, para que o motorista possa assumir o controle manual da direção do veículo.

 

# # #

Contatos

Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br
Mila Poli 
Gerente de Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9009
mila.poli@nissan.com.br

Comentários estão fechados.