Conheça a história da Mercedes-Benz…

Imprensa Mercedes-Benz – A história da Mercedes-Benz teve início há mais de um século, na Alemanha, e traduz o primeiro capítulo da motorização veicular no mundo. Os protagonistas, Gottlieb Daimler e Carl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do mundo.

O pioneirismo desses homens fez com que colecionassem outras conquistas como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a diesel do mundo.

Em 1889 nasce a filha de Emil Jellinek, Mercedes – o nome feminino espanhol significa “graça”. Quatro anos mais tarde morre sua esposa.

Os negócios de Jellinek iam tão bem, que ele pode mudar-se para Nice. Ele compra seu primeiro veículo: um Dion-Bouton-Tricycle. A este segue-se um Léon-Bollée-Voiturette de três rodas, que é substituído por uma carruagem Benz de quatro assentos.

Por meio de um artigo jornalístico Jellinek tem sua atenção atraída para a Daimler-Motoren-Gesellschaft e viaja, em 1897, especificamente para Cannstatt, para visitar a Daimler. Ele encomenda seu primeiro carro Daimler, de 6 HP com acionamento por correias com motor de 2 cilindros. O carro entregue em outubro de 1897 com uma velocidade máxima de 24 km/h é muito lento para Jellinek. Ele exige uma velocidade de 40 km/h e encomenda dois veículos adicionais: ambos entregues em setembro de 1898, são carros Daimler “Phönix” com um motor horizontal de 8 HP e são os primeiros automóveis do mundo a rodar pelas ruas com motor de quatro cilindros.

Nascimento da marca: Emil Jellinek e a Daimler

Emil Jellinek que dirige uma grande casa em Nice e que possui bons contatos com o mundo financeiro internacional e com a aristocracia, desenvolve uma crescente atividade como negociante, promovendo e vendendo os automóveis Daimler nos mais altos círculos da sociedade. No ano de 1899 a DMG entrega 10 veículos a Jellinek, em 1900 já são 29.

Jellinek exige veículos cada vez mais potentes e velozes, usando-os para fins de competição – principalmente durante a “Semana de Nice” – na qual ele corre com pseudônimo. Para isso ele utiliza o nome de sua filha. O pseudônimo de Jellinek, “Mercedes”, está na boca de todo mundo nos círculos automobilísticos da época.

O Primeiro Automóvel: O Início

Em abril de 1900 transforma-se em descrição de produto, quando Jellinek e a DMG assinam um acordo de distribuição de veículos e motores. A partir daí acorda-se o desenvolvimento de uma nova forma de motor que deveria “levar o nome Daimler-Mercedes”. Catorze dias mais tarde, Jellinek encomenda 36 veículos pelo preço global de 550 mil Marcos – que em valores atuais corresponderia a 5,5 milhões de Marcos. Depois de algumas semanas, ele encomenda mais 36 veículos, todos com motor de 8 HP.

O primeiro dos carros com o novo motor, um carro de competição com 36 HP é entregue em dezembro de 1900 a Jellinek.

Marca e empresa

A história teve início há mais de um século, na Alemanha, e traduz o primeiro capítulo da motorização veicular no mundo. Os protagonistas, Gottlieb Daimler e Carl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do mundo.

O pioneirismo desses homens fez com que colecionassem outras conquistas como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a diesel do mundo.

Nascimento da marca

Em 1889 nasce a filha de Emil Jellinek, Mercedes – o nome feminino espanhol significa “graça”. Quatro anos mais tarde morre sua esposa.

Os negócios de Jellinek iam tão bem, que ele pode mudar-se para Nice. Ele compra seu primeiro veículo: um Dion-Bouton-Tricycle. A este segue-se um Léon-Bollée-Voiturette de três rodas, que é substituído por uma carruagem Benz de quatro assentos.

Por meio de um artigo jornalístico Jellinek tem sua atenção atraída para a Daimler-Motoren-Gesellschaft e viaja, em 1897, especificamente para Cannstatt, para visitar a Daimler. Ele encomenda seu primeiro carro Daimler, de 6 HP com acionamento por correias com motor de 2 cilindros. O carro entregue em outubro de 1897 com uma velocidade máxima de 24 km/h é muito lento para Jellinek. Ele exige uma velocidade de 40 km/h e encomenda dois veículos adicionais: ambos entregues em setembro de 1898, são carros Daimler “Phönix” com um motor horizontal de 8 HP e são os primeiros automóveis do mundo a rodar pelas ruas com motor de quatro cilindros.

Nascimento da marca: Emil Jellinek e a Daimler

Emil Jellinek que dirige uma grande casa em Nice e que possui bons contatos com o mundo financeiro internacional e com a aristocracia, desenvolve uma crescente atividade como negociante, promovendo e vendendo os automóveis Daimler nos mais altos círculos da sociedade. No ano de 1899 a DMG entrega 10 veículos a Jellinek, em 1900 já são 29.

Jellinek exige veículos cada vez mais potentes e velozes, usando-os para fins de competição – principalmente durante a “Semana de Nice” – na qual ele corre com pseudônimo. Para isso ele utiliza o nome de sua filha. O pseudônimo de Jellinek, “Mercedes”, está na boca de todo mundo nos círculos automobilísticos da época.

O Início

Em abril de 1900 transforma-se em descrição de produto, quando Jellinek e a DMG assinam um acordo de distribuição de veículos e motores. A partir daí acorda-se o desenvolvimento de uma nova forma de motor que deveria “levar o nome Daimler-Mercedes”. Catorze dias mais tarde, Jellinek encomenda 36 veículos pelo preço global de 550 mil Marcos – que em valores atuais corresponderia a 5,5 milhões de Marcos. Depois de algumas semanas, ele encomenda mais 36 veículos, todos com motor de 8 HP.

O primeiro dos carros com o novo motor, um carro de competição com 36 HP é entregue em dezembro de 1900 a Jellinek.

O Primeiro Automóvel: Um Mercedes

Este primeiro “Mercedes”, desenvolvido por Wilhelm Maybach, construtor chefe da DMG, faz furor no início do século. Com seus baixos pontos de apoio, o quadro de aço prensado, e o leve motor de alto desempenho e o radiador tipo colmeia, representam uma riqueza de inovações que o tornaram o primeiro automóvel moderno.

A “Semana de Nice”, em março de 1901, com a Mercedes praticamente imbatível em todas as disciplinas, ajudaram Jellinek e a Mercedes com uma publicidade excepcional.

Em março de 1901 são lançados os modelos irmãos 12/16 HP e 8/11 HP. As encomendas de Jellinek excedem a capacidade de produção da fábrica Daimler de Cannstatt.

O Registro da Marca

Em 23 de junho de 1902 o nome “Mercedes” é registrado como marca e em 26 de setembro está protegido legalmente. Emil Jellinek recebe em junho de 1903 autorização para usar o nome Jellinek-Mercedes. “Com certeza é a primeira vez que um pai leva o nome de sua filha”, comenta o bem sucedido negociante sobre a mudança de nome.

Em 1907 Jellinek assume o cargo de Cônsul Geral Austro-Húngaro e depois de pouco tempo Cônsul do México. Em 1909, Jellinek retira-se do negócio automobilístico, para poder assumir a chefia de operações do Consulado Austro-Húngaro em Mônaco. Ele permanece um interessado observador da construção automobilística até sua morte em 21 de janeiro de 1918.

A Estrela

O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra.

Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.

Por dentro da Mercedes-Benz

A maior produtora de veículos comerciais da América Latina, tem o orgulho de receber seus visitantes  na planta de  São Bernardo do Campo – SP. Temos um programa de visitas guiado para apresentar a estudantes universitários ,cursos técnicos e outros públicos, que terão a oportunidade de conhecer de perto toda a tecnologia e rigor técnico empregados na produção de caminhões. Durante a visita é  possível sentir um pouco do que a Mercedes-Benz representa no cenário mundial. O Projeto tem como objetivo integrar a empresa com os visitantes fazendo com que a estrela de três pontas brilhe cada vez mais.

Obs: As visitas à fábrica duram aproximadamente 2h30 e ocorrem as quartas feiras das 9h00 as 11h00.

Fábricas

São Bernardo do Campo

Linha de produção em São Bernardo do Campo

Campinas

Linha de produção em Campinas

Juiz de Fora

Linha de produção em Juiz de Fora

Iracemápolis

Pedra de inauguração em Iracemápolis

Linha de Produção Iracemápolis

Linha de Produção Iracemápolis

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