CITROËN: UMA PRIMEIRA ETAPA COM IMPLICAÇÕES DE GRANDE ALCANCE

Após um forte começo e olhando novamente como se fosse um sério desafio para a vitória geral – vencendo três das seis etapas oficiais de sexta-feira – a Citroën Total Abu Dhabi WRT pagou um preço alto por três furos nos pneus. Eles arruinaram as esperanças de um pódio no primeiro dia de corrida, deixando as equipes como “varredoras de estrada” pelo resto do fim de semana.

A HISTÓRIA DA CORRIDA

Imprensa Citroën – Depois de passar tantos anos examinando as pistas do campeonato mundial de rali, os engenheiros da Citroën Total Abu Dhabi WRT estão familiarizados com suas características específicas. Eles, portanto, identificaram rapidamente as da corrida de sexta-feira – famosa por suas tendências de provocarem quebras – como potencialmente as decisivas do fim de semana. Eles estavam certos, e embora os três Citroën C3 WRCs tenham chegado em segurança até o final da corrida, ao contrário de muitos competidores, o fim de semana da equipe foi imediata e irreversivelmente comprometido por três furos dispendiosos. Tudo tinha começado bem, no entanto, com Kris Meeke cheio de confiança e se posicionando na terceira posição, apenas 2,2s atrás do líder, na primeira etapa. Ele até mesmo conseguiu a liderança no teste de velocidade seguinte, ao conquistar a vitória, antes de abandoná-lo brevemente. Ele, então, recuperou a primeira posição no início do loop da tarde, quando ganhou mais uma etapa (SS5). Parecia que o irlandês seria a força reconhecida na luta pela vitória geral. Craig Breen estava determinado a não ficar de fora da festa, buscando sua própria vitória na etapa (SS6). Porém, assim como Kris, viu o pneu de seu C3 WRC sofrer um furo. O infortúnio teria passado quase despercebido se não tivesse se repetido no SS7, enquanto Craig, terceiro na posição geral a apenas 4,4s do ritmo, também viu um de seus pneus subitamente perder pressão depois de acertar uma das muitas pedras soltas pelos carros que corriam pelas pistas. Meeke foi forçado a completar o longo trecho de estrada e as duas pistas das super especiais da noite com apenas três pneus, enquanto Breen teve que parar para trocar o pneu furado no meio da pista. Ambos os pilotos perderam um tempo precioso e se encontraram na sétima e oitava posições no final do primeiro dia, com tempos de1m18.7s e 2m27.3s, respectivamente. Enquanto isso, Mads Østberg fez uma estreia animadora no cascalho no comando do C3 WRC, terminando a primeira corrida em sexto lugar. No entanto, confrontado com a tarefa invejável de correr primeiro na estrada pelos próximos dois dias – e, portanto, varrendo o cascalho solto e a areia fora da pista – Mads Østberg e Craig Breen não conseguiram chegar além da sexta e sétima posições no geral, enquanto Kris Meeke, infelizmente, saiu da estrada no sábado, o que colocou um ponto final em seu fim de semana.

 

PERGUNTAS PARA PIERRE BUDAR, CITROËN RACING TEAM PRINCIPAL

Qual é a sua análise deste fim de semana difícil?

Os três furos nos pneus na sexta-feira arruinaram a nossa corrida. As regras indicam que as classificações no final do primeiro dia são invertidas para definir a ordem de corrida no sábado e a mesma novamente para o domingo. Como resultado, acabamos passando dois dias correndo primeiro na estrada e, portanto, varrendo a fina camada de areia e cascalho para o resto do campo. Dada a falta de aderência, voltar a subir a classificação era simplesmente missão impossível. Por isso, decidimos trabalhar na configuração do C3 WRC nestes tipos de condições de baixa aderência para nos prepararmos para o futuro. Antes de pegar seus dois furos, Kris tinha estado na liderança duas vezes e também havia conquistado duas vitórias na pista, enquanto Craig, que também venceu uma etapa, estava em terceiro lugar quando pegou seu furo. Quando estávamos lutando em igualdade de condições com nossos rivais, mais uma vez fomos competitivos, enquanto desfrutamos de confiabilidade exemplar.

 

O que você acha das performances dos seus pilotos?

Obviamente, é uma pena que Kris tenha cometido um erro, mas, acima de tudo, estou contente que ele e Paul tenham saído do acidente, mais ou menos ilesos. Isso só mostra que nossos designers fazem um trabalho extraordinário para melhorar constantemente a segurança a bordo dos carros. Mais uma vez, Kris foi muito rápido. Acima de tudo, ele estava muito confortável em seu C3 WRC e esse é um ponto importante para o resto da temporada. Enquanto isso, Mads inicialmente se esforçou para encontrar a configuração certa, antes de gradualmente aumentar seu ritmo e acabar se sentindo pronto para empurrar. Ele usou este primeiro rali em cascalho no C3 WRC para entender o carro, para que ele pudesse entrar em seu ritmo a partir do primeiro momento na Sardenha. Finalmente, Craig estava um pouco hesitante para começar, antes de mostrar rapidamente que ele também estava no ritmo, o que sugere que ele deixou sua falta de sorte na Argentina definitivamente para trás. Ele então fez o trabalho em questão, ou seja, aprender a lidar com essa posição difícil de ser o primeiro na estrada.

 

Qual é o estado de espírito da equipe?

Embora estejamos passando por um período em que não estamos obtendo os resultados que esperávamos e talvez mereçamos, a equipe permanece unida e muito comprometida também, especialmente porque todos sabemos que temos a velocidade. Agora estamos todos nos preparando para ir novamente à próxima rodada do campeonato, na Sardenha, convencidos de que teremos uma boa chance lá.

 

DESTAQUES

As estatísticas do C3 WRC falam por si: nos seis ralis na temporada que começou em janeiro em Monte, liderou as tabelas de tempos em cinco rounds, incluindo Portugal, totalizando agora 18 vitórias. É, portanto, abundantemente claro que o carro é competitivo em todas as superfícies. Após a vitória de Meeke no Power Stage nas complicadas estradas de montanha de Monte, Breen foi três vezes mais rápido na neve da Suécia.

Loeb e Meeke conquistaram um total de oito vitórias nas estradas empoeiradas e quentes do México, que também estão bem acima do nível do mar, antes de Loeb voltar a liderar as tabelas de tempos em três ocasiões no atípico asfalto da Córsega. Em Portugal, nos momentos particularmente arenosos e abruptos da etapa de abertura, Kris conquistou duas vitórias na pista, enquanto Craig conseguiu uma (junto com Neuville).

 

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