Volvo Penta lança compromisso no Brasil com a campanha Mares Limpos da ONU

A Volvo assinou no último dia 30 de abril, no Rio de Janeiro, o compromisso da empresa de participar no Brasil da campanha Mares Limpos (Clean Seas) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.  A Volvo Penta é o braço náutico do Grupo Volvo, sediado na Suécia, e produz motores marítimos e soluções para embarcações de lazer e profissionais.  

Com a adesão à campanha, a Volvo Penta se compromete em descontinuar o uso de plásticos nos escritórios da companhia, assim como em eventos, itens de merchandising e embalagens de produtos. A empresa também assina o compromisso de fazer investimentos em pesquisa e promover ações de conscientização com clientes e outros públicos do mercado náutico sobre este assunto. “O respeito ao meio ambiente é um valor primordial da Volvo Penta. Queremos colaborar com uma bandeira importante contra a poluição plástica dos oceanos ao lado da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente”, afirma Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta South America.

A campanha Mares Limpos tem o objetivo de reduzir o impacto dos plásticos descartados nos oceanos. Ela prevê ações para contribuir com um cenário diferente da dramática estimativa de que em 30 anos os mares terão mais plásticos do que peixes. A ação mobiliza governos, ativistas, empresas e a sociedade civil para fortalecer a conscientização sobre a necessidade de reduzir significativamente os plásticos descartáveis e banir as microesferas em produtos de higiene e cosméticos.

“O plástico é onipresente, está em todos os oceanos do planeta. Entre 60 e 90% do lixo encontrado nos mares é composto por vários tipos de plásticos, em diferentes tamanhos e estágios de degradação. É possível encontrar grandes redes de pesca, sacolas plásticas e garrafas de refrigerante e até microplásticos de menos de 5 milímetros de diâmetro”, explica Fernanda Daltro, head da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente no Brasil.

Ela lembra que a poluição no Brasil também é preocupante. Na Semana #MaresLimpos, por exemplo, 2,8 mil voluntários participaram de mutirões de limpeza de praias em 124 quilômetros de litoral e recolheram 23,7 toneladas de resíduos plásticos. Entre os itens mais encontrados estavam bitucas de cigarro, tampas de garrafas, canudos, garrafas plásticas, sacolas de supermercado, embalagens plásticas em geral, copos e pratos plásticos, garrafas de vidro, pedaços de isopor e talheres plásticos.

Durante o evento de assinatura do compromisso “Daqui pra frente, sem plástico” da Volvo Penta, foi realizado um debate sobre o problema da poluição dos mares com lideranças do setor náutico, clientes e representantes de estaleiros. Participaram também Fernanda Daltro, o navegador Vilfredo Schurmann e Fernanda Cortez, idealizadora da plataforma de educação ambiental “Menos 1 Lixo” e João Almeida, da World Animal Protection.

Mais informações
Marco Greiffo – Grupo Volvo América Latina
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel: +55 41 3317-7830 / 3317-8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas – Assessoria de Imprensa
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel: +55 41 3317-8296
E-mail: newton.chagas@outlook.com

Flora Pereira
Gerente de Comunicação e Informação Pública na ONU Meio Ambiente no Brasil
E-mail: florapereira.dasilva@un.org

Comentários estão fechados.