Estrela no Salão do Automóvel de Paris 2018, Novo SUV C5 Aircross expressa nova imagem da marca e anuncia a ofensiva híbrida recarregável da Citroën

No Salão do Automóvel de Paris (Mondial de l’Automobile 2018), que se realiza entre os dias 4 e 14 de outubro no Paris Expo Porte de Versailles, a Citroën expõe toda a coerência de sua nova imagem de marca, influenciada pela assinatura “Inspired By You”: • Uma dinâmica comercial proporcionada por uma gama renovada, forte e coerente, com seis modelos lançados em menos de dois anos e que têm em comum um design diferenciado e um conforto de referência baseado no programa Citroën Advanced Comfort®; • A estreia mundial do Novo SUV C5 AIRCROSS, novo flagship da Marca e agora fabricado na França; • Uma Marca que apresenta a primeira etapa de sua ofensiva rumo a uma gama 100% eletrificada, mostrando em estreia mundial o Novo SUV Citroën C5 AIRCROSS Hybrid Concept; • Uma Marca emblemática, que completa cem anos em 2019, comemora os 70 anos do modelo 2CV e se associa a outros ícones, como Jean-Charles de Castelbajac e a revista ELLE, quando o assunto é moda, ou a Rip Curl, quando o território é aventura; • Uma marca inovadora que visa oferecer aos clientes uma experiência convivial e serena materializada na arquitetura de seu estande, um espaço de conforto à imagem de seus pontos de venda (La Maison Citroën), e também na oferta de serviços (Citroën Advisor, óculos SEETROËN etc.)

Em um estande de 1.600 m², a Citroën apresenta no Salão do Automóvel de Paris uma gama de modelos moderna, totalmente rejuvenescida e coerente. A ofensiva bem-sucedida de produtos pode ser comprovada em números. No primeiro semestre de 2018, as vendas mundiais da Citroën cresceram 9%. Na Europa, a empresa registrou um recorde de vendas nos últimos sete anos e aumentou sua participação no mercado nos segmentos de VP (veículo de passeio) e VU (veículo utilitário). Este desempenho deve-se ao sucesso dos seus últimos lançamentos: o C3, o Novo C4 Cactus e o C3 AIRCROSS na Europa, além do C5 AIRCROSS na China. Esse dinamismo é sustentado pela evolução em 360 graus da marca, inspirada nos clientes e em seu modo de viver.

1. – UMA GAMA FORTE, MODERNA E COERENTE

Modelos fortes que têm em comum os novos códigos de estilo da Citroën e um conforto moderno, global e homogêneo, baseado no programa Citroën Advanced Comfort®, incluindo:

  • Uma gama “SUV”, o lançamento mundial do Novo SUV Citroën C5 AIRCROSS, ao lado do modelo de sucesso SUV C3 AIRCROSS, com mais de 100 mil unidades já vendidas. Dois SUVs que somam personalidade, conforto, habitabilidade e modularidade.
  • Novo C4 Cactus, com todo o seu DNA de inovação e tecnologia, ao lado do best-seller C3, que já registra mais de 400 mil exemplares vendidos e cuja Edição Limitada JCC+ exclusive ainda será apresentada, além do C1 Urban Ride.
  • Modelos “Família”, caracterizados por serem ultra confortáveis e adaptados a todas as necessidades, como a 3ª geração do utilitário multiuso Berlingo, recém-lançado e apresentado nas silhuetas M e XL, acompanhado pelos monovolumes Grand C4 SpaceTourer e SpaceTourer.

2. – UMA MARCA ADAPTADA À TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

  • O Novo SUV Citroën C5 AIRCROSS Hybrid Concept prenuncia a versão híbrida recarregável do novo SUV C5 AIRCROSS, primeiro modelo equipado com motor elétrico, movimento que levará 80% da gama a dispor de uma oferta eletrificada até 2023, chegando a 100% em 2025.  Um modelo ainda mais confortável devido à sua polivalência e ao modo de emissão zero.
  • Uma gama de modelos inteiramente homologada de acordo com o novo protocolo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure), dotada das mais eficientes tecnologias em acordo com a principais normas de despoluição, como a SCR (Selective Catalytic Reduction) para o Diesel BlueHDi ou o filtro de partículas de gasolina para os motores de injeção direta.

3. – UMA MARCA ICÔNICA QUE COMPLETA 100 ANOS EM 2019

  • Uma área “Fashion Car /Art Car” apresentando as criações de Jean-Charles de Castelbajac (E-MEHARI, C3);
  • Associação com outras marcas icônicas: a revista ELLE (C3) e Rip Curl (C3 AIRCROSS e SpaceTourer);
  • Um espaço “Racing”, com o C3 WRC e um simulador de condução destinado ao público amador;
  • Animações próximas da boutique Le Petit Citroën” – com o Novo Berlingo Van transformado – e do “Café Bulle”, com a marca Orangina comandando a programação;  
  • Uma referência à história da marca que completa 100 anos em 2019, com a exposição de um furgão 2CV e de um 5 HP!

PARA OS CLIENTES

Um estande colorido e aconchegante, que reflete o conforto Citroën dentro de um espaço de convivência “Inspired by You, animada pelos eventos cotidianos. Um espaço que reflete a imagem dos pontos de venda, adaptados aos novos modos de consumo para ficar mais perto dos clientes, como demonstra o conceito de showroom urbano “La Maison Citroën”. Serviços, como o Citroën Advisor ou Rent & Smile, que continuam a ser oferecidos, simplificando a experiência automotiva e aumentando a transparência e confiança com os clientes. E também produtos derivados e inovadores, como os óculos SEETROËN.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Estande Citroën (Pavilhão 1 / Estande C320):

  • 2 e 3 de outubro de 2018 (abertura para a imprensa)
  • De 4 de outubro a 14 de outubro de 2018 (abertura para o público)

1. – UMA GAMA FORTE, MODERNA E COERENTE

Mais do que nunca, a Citroën afirma sua nova assinatura ‘Inspired by You’, com uma gama 100% renovada, inspirada pelos clientes e seu modo cotidiano de viver o automóvel. A gama atual da Citroën, que compõe a nova imagem da marca, reúne nada menos que seis novos modelos lançados na Europa em menos de dois anos. Uma gama 100% coerente em matéria de design, com fortes elementos de estilo e um projeto audacioso, além de se destacar em termos de conforto e introdução de inovações. Design e conforto constituem desde sempre dois dos fundamentos da marca Citroën, cuja ambição atual é se tornar a marca automotiva de referência em matéria de conforto.

NOVO SUV C5 AIRCROSS: O SUV ULTRA CONFORTO EM ESTREIA MUNDIAL

Disponível para pedidos na França a partir de 24 700 €, o Novo SUV Citroën C5 AIRCROSSproduzido na França na fábrica de Rennes – La Janais, apresenta em destaque o selo “Origem Francesa Garantida” homologado no último verão. O SUV é apresentado em quatro configurações diferentes que valorizam seu conforto e suas possibilidades de personalização.

UMA PERSONALIDADE ÚNICA NO SEGMENTO

Dotado de forte personalidade, o Novo SUV C5 AIRCROSS destaca-se por sua atitude única, enérgica e confiante. Com um comprimento de 4,50 m, robusto e vigoroso, ele afirma sua diferença no universo dos SUVs com volumes fluidos, pontuados de elementos gráficos impactantes como os Airbump®, as grandes rodas com 720 mm de diâmetro, a altura livre do solo de 230 mm e as barras de teto características de sua identidade. O espaço interno transmite instantaneamente uma sensação de proteção e espaço, graças ao painel de instrumentos horizontalizado, aos bancos envolventes cuja posição elevada assegura o domínio da estrada, ao console central largo e a qualidade dos materiais. Assim como os mais recentes modelos da Citroën, o Novo SUV C5 AIRCROSS dispõe de amplas possibilidades de personalização, com 30 combinações externas que associam sete cores de carroceria, várias opções de teto preto bicolor e três Packs Color compostos por inserções coloridas no para-choque dianteiro, nos Airbump® da parte inferior das portas e sob as barras de teto. Também dispõe de cinco ambientes internos com padrões que acentuam a claridade e o calor do ambiente, dentro de uma tendência ‘Casual Chic’.

O SUV MAIS CONFORTÁVEL E MODULÁVEL DO SEGMENTO

Beneficiando pelo programa Citroën Advanced Comfort®, o Novo SUV C5 AIRCROSS se distingue pelo conforto e a visão do espaço a bordo. Ele inova com seu conforto global, típico da Citroën, e duas grandes novidades: as suspensões Citroën com Batentes Hidráulicos Progressivos® e os bancos Advanced Comfort, que proporcionam uma maciez e um conforto na estrada incomparáveis. Um verdadeiro convite à viagem feito a todos os ocupantes. Ele oferece uma modularidade única no segmento, fruto do know-how exclusivo da Citroën no universo das minivans, com três bancos traseiros individuais, deslizantes, escamoteáveis e reclináveis, além de oferecer o melhor volume de porta-malas da categoria, variando entre 580 e 720 litros.

SUV NEXT GENERATION, MODERNO E HIGH-TECH

Perfeitamente integrado à sua época, dotado de um painel de instrumentos digital TFT de 12,3’’ e de um tablet touch screen de 8’’ com tela capacitiva, o Novo SUV C5 AIRCROSS dispõe de 20 tecnologias de ajudas à condução de última geração, como o dispositivo de condução autônoma de nível 2 ‘Highway Driver Assist” e seis tecnologias de conectividade avançadas. Ultra conectado, ele disponibiliza a recarga sem fio por indução, bem como a ConnectedCAM Citroën®. Equipado com motorizações a gasolina e a Diesel eficientes e de alto desempenho, de 130 cv a 180 cv, além do novo câmbio automático EAT8, o Novo SUV C5 AIRCROSS é produzido na França na fábrica de Rennes – La Janais.

2. – UMA MARCA ADAPTADA À TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

A. NOVO SUV CITROËN C5 AIRCROSS HYBRID CONCEPT

No Salão do Automóvel de Paris, a Citroën apresenta o Novo SUV C5 AIRCROSS Hybrid Concept, que prefigura a versão híbrida do Novo SUV C5 AIRCROSS, cujo lançamento está previsto para o começo de 2020. Primeiro modelo híbrido recarregável da Citroën, ele marca a estreia no capítulo “Low Emission Vehicle” (LEV) da Marca, que lançará um novo produto LEV por ano a partir de 2020, em coerência com o objetivo de ter uma gama 100% eletrificada em 2025Uma Marca inspirada por seus clientes que terá, em cada segmento e dentro de cada mercado, uma oferta de mobilidade eletrificada que melhor se adapta a suas utilizações, desde as soluções elétricas ultra específicas até àquelas mais polivalentes. A tecnologia PHEV (veículo híbrido elétrico) topo de linha do Novo SUV Citroën C5 AIRCROSS Hybrid Concept adiciona ainda uma nova dimensão ao programa Citroën Advanced Comfort®, com:

  • Uma nova experiência de conforto Citroën, funcionando em modo elétrico (ZEV) com fluidez, suavidade e silêncio, evidenciando ainda mais o conforto de referência do Novo SUV C5 AIRCROSS;
  • Mobilidade elétrica sem restrições: até 50 km para uma utilização cotidiana em modo ZEV (Zero Emission Vehicle) e o conforto da motorização térmica para os longos trajetos, com pleno controle do custo de utilização;
  • Conforto de condução proporcionado pela combinação do motor a gasolina PureTech de 180 cv e de um motor elétrico de 80 kW, resultando num torque imediatamente disponível, associados ao câmbio automático e-EAT8, para uma potência acumulada de 225 cv;
  • Uma tecnologia topo de linha concebida para facilitar a utilização: gerenciamento automático dos modos, recarga fácil, informações intuitivas, modularidade interna preservada.

01. UM CONCEITO PECURSSOR DE UMA OFERTA DE MOBILIDADE ELETRIFICADA, INSPIRADA PELA UTILIZAÇÕES DOS CLIENTES

MODELO ELETRIZANTE

O Novo SUV Citroën C5 AIRCROSS Hybrid Concept prefigura a versão de série híbrida recarregável do SUV C5 AIRCROSS. Fiel ao espírito personalizável e diferenciado do SUV C5 AIRCROSS, o conceito reflete em cores como o Branco, Azul Profond e de elementos pontuais em Azul Elétrico Anodizado (inserções no para-choques dianteiro e no Airbump, parte de baixo das barras de teto), além de motivos gráficos que sugerem a eletrificação da silhueta. As rodas 19’’ Anthracite introduzem um toque de esportividade e dinamismo. Na tampa traseira, o logo Hybrid revela o grupo motopropulsor. Essa atmosfera bicolor em branco e azul, é replicada no interior, com os bancos Advanced Comfort em couro ou tecido bege, o painel de instrumentos dotado de uma faixa em tecido bege com efeito de couro, um toque de azul na parte superior dos encostos dos bancos e no painel de instrumentos, em perfeita coerência com o exterior. O quadro de instrumentos digital de 12’’3 e o tablet touch screen capacitivo central de 8’’ também reproduzem essa harmonia,reforçando o aspecto exclusivo do conceito e o modo híbrido de conjugar o que há de melhor nas propulsões térmica e elétrica.

UMA OFERTA DE MOBILIDADE ELETRIFICADA PARA TODOS

Como marca, a Citroën tem a ambição de oferecer produtos adaptados à utilização de cada um e desempenhar um papel atuante na transição energética, ao ampliar no mercado sua oferta de veículos Low Emission destinados ao público em geral. A Citroën possui atualmente uma gama de veículos elétricos que atende necessidades e utilizações específicas em diferentes segmentos, bem como diferentes tipos de clientes: o E-Berlingo para famílias e artesãos que precisam se locomover ou entregar mercadorias em áreas urbanas; o C-Zéro, que oferece manobrabilidade e agilidade na cidade, e o E-MEHARI, voltado para ocupantes que queiram sentir o vento nos cabelos, uma referência ao icônico modelo Méhari, perfeitamente à vontade tanto na praia como na montanha.

Com o Novo SUV Citroën C5 AIRCROSS Hybrid Concept, a Citroën começa uma transição para uma gama ampliada que, além de eficientes motores de combustão interna e de soluções elétricas específicas, contará a partir de 2020 com produtos 100% elétricos e híbridos recarregáveis. A futura versão PHEV (plug-in hybrid electric vehicle) do SUV C5 AIRCROSS, comercializada a partir de 2020, será o primeiro neste modelo da Citroën voltado para o Core Model Strategy. Com isso, 80% da linha da marca terá uma versão eletrificada até 2023, com o objetivo de chegar a 100% da gama em 2025. A partir do SUV C5 AIRCROSS, todos os novos modelos lançados pela Marca terão uma versão eletrificada, demonstrando o compromisso da empresa em prol de uma transição energética responsável, visando oferecer ao maior número de pessoas, produtos intermediários adaptados às utilizações de cada um em todos os segmentos.

O Novo SUV Citroën C5 AIRCROSS Hybrid Concept simboliza uma oferta polivalente destinada a clientes que querem um veículo “dois em um” para desfrutar das vantagens do modo ZEV em seus trajetos cotidianos na cidade, e do motor de combustão interna em deslocamentos mais longos.

As soluções híbridas recarregáveis atendem tanto as demandas particulares como empresariais, que têm em comum a necessidade de controlar o custo de utilização. Ambas correspondem a perfis de clientes que se preocupam com a transição energética e que buscam motorizações sóbrias, virtuosas e eficientes.

02. “THE UNLIMITED COMFORT SUV: O SUV COM CONFORTO AMPLIADO

O SUV Citroën C5 AIRCROSS Hybrid Concept propõe uma gama adaptada a todas situações cotidianas e imprevistas.  A hibridação propicia o prazer de ligar o veículo e circular em silêncio, sem emitir nada de CO2, assim como a possibilidade de funcionar em modo ZEV até a velocidade de 50 km e uma autonomia em modo elétrico adaptada à maioria dos trajetos cotidianos dos usuários, podendo alcançar 135 km/h: o motor de combustão interna não precisa ser acionado na maioria dos trajetos cotidianos. Esse modo possibilita o acesso às áreas de circulação restrita das cidades, cada vez mais sujeitas de serem proibidas para os veículos de combustão: a hibridação permite uma mobilidade estendida, dos pequenos trajetos do dia a dia em áreas restritas até as grandes viagens em estradas e rodovias. É o melhor dos dois mundos que se abre para os clientes: a possibilidade de funcionar em modo elétrico sempre que possível, com uma autonomia sob medida para os trajetos cotidianos, sem abrir mão de viagens mais longas, no final de semana ou nas férias, sem se preocupar com a recarga graças ao acionamento do motor a combustão em um processo eficiente.

UMA MOBILIDADE QUE AUMENTA OS ATRIBUTOS DE CONFORTO DO NOVO SUV C5 AIRCROSS

Em modo ZEV, como ocorre em situações mais estressantes de condução urbana ou em pequenos trajetos, o conforto acústico é ampliado, sem nenhuma vibração que possa perturbar o silêncio a bordo do C5 AIRCROSS Hybrid Concept. O efeito casulo é intensificado e os ocupantes se sentem como no interior de uma bolha isolada, livres de qualquer agressão externa.

Os atributos de conforto do SUV C5 AIRCROSS, materializados pelos bancos Advanced Comfort e a utilização de materiais quentes e claros são exacerbados graças à serenidade proporcionada pelo modo ZEV.

Em termos de modularidade e de volume do porta-malas, o modelo conserva todas as qualidades da versão a combustão do SUV C5 AIRCROSS:  a modularidade excepcional,os bancos traseiros individuais, deslizantes, reclináveis e escamoteáveis, além de um volume do porta-malas de referência, graças à engenhosa implantação da bateria sob os bancos traseiros.

UMA MOBILIDADE QUE ASSOCIA PRAZER E EFICIÊNCIA

O C5 AIRCROSS Hybrid Concept é dotado de uma motorização ecologicamente responsável e econômica, que se destaca por sua eficiência e desempenho em qualquer circunstância, associando um motor a gasolina de 180 cv PureTech 1.6l a um motor elétrico de 80 kWposicionado entre o motor a combustão e a caixa de câmbio. A bateria do motor elétrico é do tipo alta tensão 200 V Li-Ion, de 13,2 kW/h.

Em modo híbrido, os dois motores juntam suas forças para oferecer o melhor dos dois mundos: uma potência acumulada de 225 cv transmitida para as rodas dianteiras, com torque disponível desde os mais baixos regimes, consumo controlado e um prazer de conduzir intenso. O consumo é de 2l/100km e as emissões inferiores a 50g CO2/km. Isto representa uma economia de consumo de 40% em relação a um modelo a combustão. O motor a combustão é equipado com um “alterno-arranque” que garante seu acionamento de maneira totalmente discreta e instantânea.

Um sistema de frenagem com assistência elétrica (« i-booster ») reaproveita a energia disponível durante as fases de frenagem e desaceleração, o que representa até 10% de autonomia. Isto é possível graças ao aproveitamento da energia mecânica armazenada na bateria na forma de elétrica. O sistema permite recarregar a bateria e aumentar a disponibilidade do funcionamento elétrico.

A caixa de câmbio automática EAT8, rápida e eficiente, se beneficia de uma evoluçãodecorrente da otimização das trocas de marchas, reforçando ainda mais a fluidez e o conforto de condução. O torque de 337 Nm do motor elétrico é imediatamente disponibilizado e a complementação propiciada pelo modo “Brake” permite desacelerar o veículo sem pisar no freio.

UMA MOBILIDADE QUE OFERECE UMA GRANDE FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO

Gerenciamento do modo de tração

O gerenciamento entre o motor elétrico e o motor a combustão se faz automaticamente, em função do nível de carga da bateria e da solicitação do condutor. No entanto, o condutor pode escolher o modo de condução em qualquer modo e com muita facilidade: ZEV, Hybrid ou Sport, graças ao seletor de modo posicionado no console central, à direita da alavanca do câmbio automático.

Recarga

tempo de carga é otimizado: numa tomada convencional, a bateria pode ser recarregada durante a noite: entre quatro horas (tomada de 14A) e oito horas, dependendo do modelo da tomada. Com uma Wall box 32A, a recarga da bateria se faz de maneira acelerada em duas horas. A recarga é simplificada e pode ser programada ou diferida, para aproveitar, se for o caso, as tarifas mais baratas de energia (horários de consumo reduzido). A programação pode ser feita no tablet touch screen do automóvel ou através do aplicativo MyCitroën no celular.

Os cabos de recarga ficam armazenados em um local exclusivo no piso do porta-malas. A portinhola de recarga fica à esquerda do veículo, simetricamente posicionada em relação à portinhola direita destinada ao abastecimento do tanque do motor a combustão. O procedimento de recarga é muito simples devido à ergonomia simplificada da portinhola e dos cabos de recarga. Para recarregar a bateria, a portinhola de recarga, situada à esquerda do veículo, possui um código de cor que permite acompanhar visualmente o processo de recarga: Diodo branco no modo Accueil, Diodo verde piscando para identificar uma recarga em curso, Diodo verde fixo para indicar o fim da recarga, Diodo azul para sinalizar uma recarga completada.

IHM e serviços dedicados

Este novo grupo motopropulsor exige um melhor acompanhamento do condutor. Para tanto, ele conta com um IHM (Interface Homem Máquina) de fácil compreensão, leitura e utilização. O objetivo é simples: reforçar a interação entre o condutor e o veículo, exacerbar a modernidade do grupo motopropulsor e do veículo, simplificar todas as interações e todas as ações cotidianas para que o veículo se torne um prolongamento lúdico da casa do condutor de rápida compreensão.

Por meio da apresentação dedicada no bloco de instrumentos digital, o condutor pode selecionar a qualquer momento a visualização “Hybrid” do painel digital de 12’’3 para acessar os elementos especificamente ligados à hibridação: medidor de potência, indicadores de eletricidade e gasolina, autonomias em ambos os modos e diagrama dos fluxos de energia. Quando a recarga do veículo está em curso, o painel tem um modo de visualização específico que indica o tempo que falta para a recarga completa (h/min), a autonomia elétrica recuperada (em km), o nível de carga recuperada da bateria (porcentual) e a velocidade de recarga da bateria (em km/h).

O C5 AIRCROSS Hybrid Concept dispõe de páginas específicas no tablet touch screen para gerenciar as informações relativas à hibridação: diagrama dos fluxos de energia, estatísticas de consumo, eco coaching, parametrização da recarga da bateria. Um botão de acesso direto sob o tablet dá acesso imediato a essas informações específicas, inclusive para programar a recarga.

Os serviços associados permitem usufruir desse conforto de maneira ilimitada, fluida e amigável para aproveitar a viagem e o conforto a bordo sem preocupações.  A navegação 3D Citroën Connect Nav no tablet touch screen, por exemplo, evoluiu de modo a integrar algumas especificidades da hibridação: as indicações (POI) das áreas de recarga elétrica em complemento dos postos de gasolina, e uma representação da área coberta em modo totalmente elétrico, atrelada ao nível de carga da bateria, que auxilia a melhor administração e autonomia do veículo.

O aplicativo MyCitroën é a interpretação perfeita da interface entre o condutor e seu veículo. Um aplicativo de fácil utilização que reúne todos os dados úteis do dia a dia e presta inúmeros serviços, mesmo à distância. Ele permite programar uma recarga, iniciar ou suspender a recarga a qualquer momento e consultar o nível de carga da bateria. Além do gerenciamento e da programação da carga, o aplicativo oferece a possibilidade de gerenciar e programar os elementos de conforto térmico, como o aquecimento e o ar-condicionado, além de visualizar as indicações de Eco-Coaching e as estatísticas de consumo.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS*

Motor a combustão: PureTech 180 S&S

Motor elétrico: 80 kW (implantado entre o motor a combustão e a caixa de câmbio)

Potência acumulada: 225 cv / Transmissão 4×2 nas rodas dianteiras

Torque do motor elétrico: 337 Nm

Caixa de câmbio automática EAT8 eletrificada

Bateria: Alta Tensão 200 V Li-Ion de 13,2 kW/h

Tempo de carga: entre 2 horas* (Wall box 32A) e 8 horas (tomada padrão)

Autonomia em modo ZEV: cerca de 50 Km (funcional até 135 km/h – protocolo NEDC)

Emissões: menos de 50g de CO2 / redução de 40% em relação ao modelo a combustão equivalente

3. – UMA MARCA ICÔNICA QUE COMPLETA 100 ANOS EM 2019

A. UMA MARCA PRESTES A COMPLETAR 100 ANOS

A dinâmica de produtos também sofre a impulsão da dimensão icônica da Marca, que completa 100 anos no próximo ano. Desde 1919, a Citroën manifesta sua ousadia e seu compromisso com tudo o que é humanizado, característica ainda presente atualmente. Com seu patrimônio e inúmeros modelos que marcaram a história, a Marca está presente no coração de cada visitante.

A referência a alguns modelos do passado começa com o mais antigo Citroën do estande: um 5HP Type C de 1925 exposto no “Café Bulle”, no piso superior. Introduzindo um toque de fantasia a alguns meses do centenário da marca, este cabriolet histórico é equipado com um banco de dois lugares, vidros laterais e uma capota integral. O primeiro carro francês produzido em série foi apelidado de “la petite Citroën” (o pequeno limão), numa alusão à Marca Citroën e à sua cor de lançamento (amarelo). Propriedade François Thely, um membro entusiasta do Club Vincennes, em Anciennes, que queria possuir um carro idêntico ao de seu pai, André Thely, comprou quando ainda era estudante, logo depois de obter sua carteira de motorista aos 18 anos. Esse 5 HP C foi comprado na Bélgica em 2009. Ele participa todos os anos de grandes manifestações, tal como a homenagem a André Citroën em 2009 na ocasião dos 90 anos da Marca (entre os apenas 90 carros selecionados) ou A Travessia de Paris, realizada todos os anos em janeiro e no verão!

O traço de união entre a epopeia do Berlingo e a comemoração dos 70 anos do 2CV está muito bem representado por um 2CV AK 350 Glaçauto de 1967, orgulhosamente fixado na parede e despojado de motor. Renovado especialmente para a ocasião, o mítico furgão – também pertencente a um entusiasta do 2CV, Damien Boiteux – adota uma tonalidade Laranja que remete aos elementos coloridos do Pack XTR do Novo Berlingo e ostenta no teto o logotipo do centenário da marca – Citroën Origins since 1919.

Seu equivalente utilitário, o Novo Berlingo Van, passou por uma transformação para acolher a butique “Le Petit Citroën”.

Pintado nas cores da boutique, Vermelho e Branco, o interior do Novo Berlingo Van foi inteiramente adaptado pela sociedade Euromag, especializada na conversão de caminhões-boutique, de modo a expor os produtos derivados, tais como: a nova linha de produtos “Oui are French”, as miniaturas contemporâneas ou ainda o estojo contendo cinco miniaturas de madeira “Collection Citroën Origins”, representando cinco modelos icônicos: 2 CV, Méhari, Type H, Traction e Rosalie.

B. AO ENCONTRO DE OUTRAS MARCAS FRANCESAS ICÔNICAS                                             

Marca icônica que se beneficiou do gênio de André Citroën, a Citroën sempre buscou se associar a outros visionários para inovar e demonstrar uma criatividade sem limites. Este ano, isso fica evidente no estande, na apresentação de outras marcas francesas que compartilham com a Citroën os mesmos valores de criatividade e competência:

  • O Art Car E-MEHARI de Jean-Charles de Castelbajac
  • A Edição Limitada C3 JCC+
  • A Série Especial ELLE para os modelos C1 e C3 => C3 ELLE em exposição no estande
  • A Série Especial Rip Curl para os modelos C3 AIRCROSS, C4 e Grand C4 SpaceTourer, SpaceTourer => C3 AIRCROSS e SpaceTourer em exposição no estande
  • A Série Limitada C1 Urban Ride

C. TODO O DINAMISMO DO C3 WRC

E como o automobilismo também está inscrito no DNA da Citroën e contribui para reforçar a imagem e a notoriedade da Marca junto de seus clientes, os fãs de World Rally Car (WRC) poderão dar um duplo mergulho no ambiente “Racing”, com:

  • O C3 WRC de 380 cv, guest-star da exposição, cuja missão nas pistas é alçar os chevrons da marca ao mais alto nível da competição mundial. Desde sua criação em 1919, a Citroën sempre se destacou por sua capacidade de enfrentar desafios repletos de aventura e esportividade.
  • Um simulador de direção que será uma das grandes atrações do estande. Uma experiência ao mesmo tempo visual e sensorial que será muito apreciada pelos fãs confortavelmente instalados nos bancos esportivos. Sensações garantidas por vibrações sob o assento e no volante, na tentativa de reproduzir como um verdadeiro piloto as corridas do calendário do Campeonato Mundial de Rali da FIA 2018, na terra e no asfalto. No dia 4 de outubro será dada a largada do Rali do País de Gales.

4. – UM ESTANDE À IMAGEM DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA

O crescimento da Citroën também é promovido pela modernização da rede, assim como o estande colorido e aconchegante evolui para se adaptar aos novos modos de consumo e estar mais perto dos clientes, como demonstrado pelos novos pontos de venda “La Maison Citroën”.

Paralelamente, a Citroën continua a desenvolver serviços dedicados aos clientes, como o Citroën Advisor, um site de comentários online sobre os pontos de venda e os produtos da Citroën; o Rent & Smile, que permite alugar um veículo Citroën na concessionária; ou ainda o Earn & Drive, para os clientes que querem ganhar dinheiro alugando seus próprios veículos. São serviços que seguem as tendências do momento, transformam o acesso à mobilidade e simplificam a vida dos clientes.

A. O VISITANTE NO CENTRO DA NOVA IMAGEM DA CITROËN

Por ocasião do Salão do Automóvel de Paris 2018 e refletindo sua nova assinatura ‘Inspired by You’, a Marca Citroën concebeu o novo estande “La Maison Citroën”, com uma superfície de 1600 m2 que coloca os visitantes no centro do dispositivo. Mais que um estande, este espaço de vida convivial e caloroso é a expressão arquitetônica do estilo Citroën e do programa global Citroën Advanced Comfort®. Totalmente reformulado, ele promete ao público uma imersão completa no universo da Citroën e uma experiência inédita.

O estande da Citroën já surpreende na entrada com suas três estruturas originais em madeira, cuja silhueta remete à entrada de uma casa, enquanto chevrons em suspensão sobrevoam a “Welcome Table” que delimita a alameda central. Um primeiro pódio convida a descobrir o Novo SUV Citroën C5 AIRCROSS Hybrid Concept, enquanto uma monumental mesa de madeira com mais de 12 metros de comprimento oferece aos visitantes a possibilidade de se informar sobre as atualidades da Marca, consultando iPads com conteúdos de vídeo originais, ou simplesmente se sentar, mantendo-se conectados graças às tomadas integradas onde podem recarregar os celulares.

No prolongamento do estande da Citroën, uma “Arena” em arquibancada acomoda mais de 100 pessoas sentadas. Poltronas confortáveis e multicoloridas convidam a um momento de descontração. Ideal para poder contemplar de cima toda a gama exposta em três segmentos distintos: SUV, COMPACTO ou FAMÍLIA. Uma série de shows é proposta todos os dias aos visitantes – “The World of Citroën”, uma performance inédita ao vivo “Inspired by You” – nos dias de abertura ao público (11h30, 14h00, 17h30 e 20h30), ou ainda no dia 5 de outubro o Festival ‘Oui Are French’, com grupos jovens de música francesa apoiados pela marca. A Arena também será o palco de vários encontros de especialistas do automóvel, abertos ao público durante o Salão.

A outra novidade é o ‘Café Bulle’, nas cores Amarelo e Laranja vibrantes. Este espaço VIP onde os visitantes podem saciar a sede e a fome na tradição do Café André, foi reformulado pela parceira Orangina, uma popular marca francesa caracterizada pelo mesmo frescor e originalidade da Citroën. Um toque de fantasia a poucos meses do centenário da marca, o modelo histórico 5 HP Type C de 1925 domina orgulhosamente este espaço.

Os fãs de automobilismo podem se reunir no espaço Racing, para se aproximar do C3 WRC e experimentar o “simulador de direção”. Sensações garantidas!

Os visitantes amadores da moda e das artes poderão ver, reunidos sob as cores do criador Jean-Charles de Castelbajac, o Fashion Car edição limitada C3 JCC+ e o Art Car E-MEHARI.

boutique de produtos Lifestyle Citroën, batizada de ‘Le Petit Citroën’, destina-se aos pequenos e aos grandes. Ela ganha uma parede de vidro e, pela primeira vez, se expande para fora de seus muros graças ao Novo Berlingo Van, veículo utilitário de terceira geração transformado para a ocasião.

Boutique “Le Petit Citroën” apresenta outra inovação imperdível: o SEETROËN, os primeiros óculos que eliminam os enjoos de movimento. Este distúrbio, chamado de cinetose, acomete de maneira crônica mais de 30 milhões de europeus. Diante do problema, a Marca, que fez do conforto o seu lema, apresenta esses óculos com estética high-tech, plástico branco e acabamento soft, além da tecnologia Boarding RingTM e um princípio simples: recriam a linha do horizonte com um líquido colorido para eliminar o conflito sensorial que provoca enjoo. Este dispositivo paramédico, patenteado e testado, pode ser utilizado por adultos e crianças com uma taxa de eficácia de 95%.

B. O CONCEITO DE PONTOS DE VENDA URBANOS: LA MAISON CITROËN

Como parte de sua transformação de 360°, a Citroën renova totalmente sua relação com os clientes, começando com sua experiência nos showrooms. Assim nasceu “La Maison Citroën”, um novo conceito de ponto de vendas urbano inaugurado em Paris, em 2017, que se desenvolve no mundo inteiro. Sete deles já foram criados: dois na França (Paris 16ème e Paris 14ème), dois na China (Wuhan Hongtai e Anhui Weifeng), um no Japão (Tóquio), um na Colômbia e um na Bélgica. No total, 25 novos pontos de venda devem abrir as portas até o final do ano. Cada um deles com a mesma ambição: reocupar o centro das cidades e modificar os paradigmas convencionais da distribuição de veículos.

Embora a superfície reduzida limite a quantidade de veículos expostos, a experiência proposta ao visitante é amplificada: a começar pela experiência física, pensada para ser calorosa como em uma casa (atmosfera aconchegante e utilização de cores e materiais que privilegiam a dimensão tátil), mas também uma experiência digital com o que há de melhor no universo da Citroën (configurador  3D, Citroën Origins) graças a diversas telas interativas.

C. SERVIÇOS QUE SIMPLIFICAM A RELAÇÃO DO CLIENTE COM A MARCA

O aplicativo My Citroën permite prolongar a experiência de condução a partir do telefone celular. Com o App, é possível criar um espaço pessoal e encontrar informações sobre o ponto de venda mais próximo, o consumo do veículo, conselhos de manutenção e o local de estacionamento do veículo. Também permite agendar um atendimento na oficina e solicitar um orçamento de revisão. Disponível nos modelos C1, C3, C3 AIRCROSS, C4 Cactus e C4 SpaceTourer, o aplicativo oferece diversas funcionalidades intuitivas e interativas: a função scan, a busca visual e a lista de avisos luminosos.

Acessível 24 horas por dia e sete dias por semana, Citroën CarStore (www.citroencarstore.fr) é um site onde é possível comparar instantaneamente todas as ofertas de carros novos disponíveis em estoque na rede  Citroën. Também é possível reservar diretamente um modelo online, com apenas um clique, sem precisar se deslocar. Este serviço é utilizado por 150 mil usuários por mês em média.

Implantado em 35 países, o Citroën Advisor (www.citroen-advisor.fr) é o site de comentários online interativo da marca. O site, que tem a certificação NF Service para a gestão dos comentários online de seus clientes, é uma iniciativa pioneira entre os fabricantes de veículos. Desde 2014, os clientes podem fazer um comentário sobre a qualidade dos pontos de venda, depois da compra de um veículo ou de um atendimento na oficina. Em 2016, graças a uma evolução no site, os proprietários de um veículo Citroën novo ganharam a possibilidade de dar uma nota e deixar um comentário sobre o carro novo, compartilhando assim suas experiências. Mais de 200 mil comentários já foram postados pelos clientes no portal Citroën Advisor em todo o mundo, com uma nota média de 4.8 estrelas para os pontos de venda e de 4,7 estrelas para os veículos, sendo que a nota máxima é cinco.

D. SERVIÇOS QUE SIMPLIFICAM A VIDA A BORDO DO VEÍCULO

Citroën Connect Nav – disponível nos veículos C3, C3 AIRCROSS, C4 SpaceTourer e SpaceTourer – é uma nova geração de navegação conectada 3D, associada a uma tela de 7’’ touch screen. O reconhecimento de voz permite comandar as funções Navegação, Telefone e Mídia sem tirar os olhos da estrada. Os serviços conectados incluem informações sobre o trânsito em tempo real, os preços praticados pelos postos de gasolina e estacionamentos, meteorologia, zonas de perigo (opcional), atualização gratuita e vitalícia dos mapas quatro vezes por ano e serviços Pack Citroën Connect Nav durante três anos.

O sistema também dispõe da função Mirror Screen, em que os aplicativos do celular podem ser acessados com segurança na tela touch screen do veículo.  Vários modelos de smartphone são compatíveis, utilizando as tecnologias Apple CarPlay™, MirrorLink® e Android Auto.

Citroën Connect Box com Pack SOS & Assistance é um serviço de chamadas de emergência e de assistência geolocalizada. Em caso de acidente ou em qualquer situação que necessite uma intervenção urgente, ele permite enviar os socorros apropriados. O acionamento se faz automaticamente ou por meio de uma pressão exercida por um dos ocupantes no botão “SOS”. Disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, este serviço gratuito funciona sem assinatura. Para oferecer uma maior tranquilidade ao cliente, a central de assistência telefônica pode ser contatada através de uma longa pressão no botão “Double Chevron”.

O Pack SOS & Assistance funciona com a Citroën Connect Box, que possui seu próprio cartão SIM e receptor GPS. Citroën Connect Packs é um pacote de serviços que complementa o Citroën Connect Box com o Pack SOS & Assistance, proporcionando mais facilidade ao cliente em sua utilização cotidiana. Esse pacote é composto pelo Pack Monitoring (caderno de manutenção virtual e conselhos de eco-condução personalizados), pelo Pack Mapping (estacionamento geolocalizado do veículo, informações sobre a utilização do veículo em áreas e períodos predefinidos e, dependendo do país, acima da velocidade autorizada) e pelo Pack Tracking (geolocalização do veículo em caso de furto).

E. SERVIÇOS QUE SIMPLIFICAM O ACESSO À MOBILIDADE

Citroën Rent&Smile é um serviço de locação de curta duração, simples e de fácil acesso, operado pela rede de concessionárias Citroën. Basta que o cliente reserve um veículo em uma central telefônica antes de retirá-lo no ponto de venda.

Citroën Earn&Drive oferece aos clientes da Citroën a possibilidade de alugar seu veículo para outras pessoas e de deixá-lo gratuitamente num estacionamento seguro perto do seu domicílio ou próximos de aeroportos e estações ferroviárias. Durante o período em que se encontra no estacionamento o veículo pode ser alugado em sistema de compartilhamento de veículos e o cliente é remunerado em função dos quilômetros percorridos. O Earn&Drive administra as locações para o cliente e contrata o seguro total do veículo junto de sua seguradora parceira, a MAIF.

Citroën Co-Experience: testar um Citroën de outro cliente. Numa época em que o compartilhamento de experiências entre clientes se generaliza, a Citroën lançou uma nova etapa há um ano, oferecendo a seus clientes potenciais a possibilidade de testar o veículo Citroën de um cliente que já é proprietário. Batizado de ‘Citroën Co-Experience’, este serviço segue as tendências atuais oferecendo uma experiência de troca ‘na vida real’, sem filtro comercial. Ao valorizar a proximidade e a participação comunitária, essa nova abordagem reinventa o percurso tradicional de compra de um veículo. Uma iniciativa original, totalmente alinhada com a assinatura ‘Inspired by You’ da Citroën!

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