A temporada de visitas à fábrica do BMW Group Brasil em Araquari chega com novidades que prometem encantar amantes do automobilismo, turistas em passagem por Santa Catarina, famílias e grupos de amigos em busca de uma experiência turística única na região. A partir de 12 de maio, o roteiro do tour será ampliado e passará a apresentar uma nova etapa: os processos de pintura da carroceria.
Com duração de até três horas, a visita estará ainda mais completa, ao contemplar todas as etapas da produção de um veículo. O percurso segue pela logística, soldagem da carroceria, pintura, montagem e finaliza com o aguardado teste de qualidade – onde os visitantes participam, de carona com um piloto do BMW Group Brasil, de um teste na pista da fábrica.
Segundo Otavio Rodacoswiski, Diretor Geral da Planta Araquari, a expansão do roteiro é fruto do crescente interesse do público. “É um privilégio poder receber tantas pessoas que, muitas vezes, compartilham o mesmo amor pela marca. Nós trabalhamos para proporcionar uma visita mais abrangente, que encante nossos visitantes e aproxime ainda mais o público da tecnologia e da qualidade dos veículos BMW”, afirma Rodacoswiski.
Para registrar estes momentos especiais e compartilhar nas redes sociais, o tour agora conta com três novos pontos autorizados de foto. Além do já conhecido espaço com o icônico BMW Série 3 assinado – primeiro modelo da marca fabricado no Brasil –, os visitantes poderão também tirar fotos no mirante com uma vista panorâmica da fábrica e com os painéis solares ao fundo, símbolo do comprometimento da planta Araquari com a sustentabilidade e a utilização de energia renovável na produção.
Outros dois novos pontos de foto estão no prédio da pintura, onde os visitantes podem fotografar ao lado de uma carroceria, e na área externa.
Outra novidade é a oportunidade de levar uma lembrança sustentável para casa. Ao final do tour, os visitantes têm acesso à loja de produtos Upcycle Element, projeto que reaproveita materiais da fábrica, como uniformes, cintos de segurança e couro, e os transforma em novos itens, por exemplo, mochilas, estojos e bolsas. Tudo é produzido por um grupo de costureiras da comunidade local, promovendo geração de renda e incentivando a economia circular.
O programa “Por Dentro do BMW Group Brasil” é operado pela Serra Verde Express, maior empresa de turismo receptivo de Curitiba e litoral paranaense. Conhecida internacionalmente por passeios como o trajeto pela centenária ferrovia entre Curitiba e Morretes. “Por meio desta parceria com o BMW Group Brasil, os visitantes não apenas testemunham de perto os processos de fabricação de alta precisão, como também desfrutam de um roteiro exclusivo, com o padrão de atendimento, conforto e segurança que são a marca da Serra Verde Express no turismo de excelência”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express.
As visitas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, às 9h e às 13h (exceto feriados), partindo da Portaria Central da fábrica do BMW Group Brasil, na rodovia Ipiranga, 40 – às margens da BR-101. Podem participar adultos e crianças a partir de 10 anos. Os ingressos estão disponíveis no site: https://visitabmwgroupbrasil.com.br.
Planta Araquari, a maior fábrica de carros premium da América do Sul
A Planta Araquari completará 11 anos de operação em 2025 e produz atualmente o BMW Série 3, BMW X1, BMW X4 e o BMW X5 híbrido plug-in. Com uma área total de 1,5 milhão de m², incluindo 112.893 m² de edifícios, conta com atividades de montagem, soldagem da carroceria, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. A fábrica possui uma linha de produção flexível e está pronta para atender à demanda por veículos eletrificados no mercado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do setor no Brasil.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países.
Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.
O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso.
Créditos texto/foto: Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil